Qual o momento ideal para comprar sua casa própria? Descubra aqui!

Atualizado em 16 outubro, 2019

Ter uma casa própria pode até ser o sonho de boa parte das pessoas, porém com ele vem algumas responsabilidades, planejamento, reflexões que merecem ser pensadas e repensadas antes de entrar em financiamento de imóvel.

Não estamos dizendo que comprar casa própria é um investimento ruim, não é.

Entretanto, existem situações em que a compra de um imóvel pode comprometer consideravelmente as finanças de um indivíduo.

Publicidade:

Observando todo o contexto e a importância da casa própria, vamos elencar alguns pontos que merecem ser observados antes da aquisição do seu lar para garantir que você está fazendo um bom negócio.

Qual o momento ideal para comprar sua casa própria

Conheça o Construcard e saiba como solicitar o seu!

Como anda o mercado imobiliário no país?

Publicidade:

Antes de financiar a sua casa própria, tente observar como anda o mercado imobiliário do país, essa informação é preciosa, pois esse mercado sofre muitas mudanças no decorrer do ano.

Essas mudanças no mercado imobiliário fazem com que em alguns períodos seja mais vantajoso investir em uma casa própria e em outros períodos não.

Como assim? Veja bem, quando a procura é maior do que o que o mercado de imóvel tem a oferecer, comumente, os valores aumentam. Tal fato costuma acontecer com bastante frequência em cidades ou regiões que estão passando por bons desenvolvimentos econômicos.

Publicidade:

Por outro lado, há momentos em que o mercado imobiliário tem oferta maior do que a demanda, e esse é o período ideal para investir no financiamento da casa própria, pois os valores cobrados pelo serão menores e as taxas de juros mais acessíveis.

Precisando de crédito para construção? Veja como pedir o seu!

Quanto eu tenho no bolso? Eu tenho um bom valor de entrada da casa própria?

Outro ponto que irá garantir que você estará fazendo um bom negócio é observar suas reais condições financeiras. Se elas dão margem na aquisição do compromisso com o financiamento, etc.

Desse modo, observe sua vida financeira com cuidado. Uma boa ideia seria fazer uma planilha de controle financeiro e assim, observar suas receitas, gastos, dividas.

Logo, passará a entender sobre como você gasta e utiliza sua renda. Bem como, observar se tem condições de comprometer mais alguma parte de seu orçamento com o valor da mensalidade de um financiamento de imóvel.

Caso sua renda esteja bastante comprometida, não é o momento certo de encarar a compra de um imóvel.

No entanto, é o momento certo de você refletir sobre sua saúde financeira e elaborar estratégias visando começar a economizar e conter/eliminar gastos desnecessários.

Dica: Você pode encontrar boas ofertas de imóveis no Feirão da Caixa!

Além de observar o seu poder aquisitivo, e quanto você tem no bolso, é necessário que observe se tem o valor da taxa de entrada do financiamento imobiliário.

Ter uma boa quantia a fim de dar de entrada na sua casa própria é uma boa estratégia. Pois,  diminui as parcelas de financiamento bem como os juros.

Comece a economizar, pois quanto mais economiza mais próximo da realização do sonho da casa própria você chega.

Veja também:

Eu estou estável profissionalmente para comprar a casa própria?

Estabilidade profissional e financeira é um elemento chave na hora de entrar no financiamento de um imóvel.

O financiamento de um imóvel requer uma grande responsabilidade, pois o pagamento de suas parcelas pode durar até 30 anos. Logo, fatores como um emprego ou uma profissão que lhe proporciona segurança financeira, são fundamentais na decisão desse investimento.

Escolhendo a casa própria

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de brasileiros desempregados chegou a 12,7 milhões. Esse dado é alarmante e assustador. Portanto, se você faz parte dele é inviável querer se comprometer com um financiamento de imóvel de longo prazo.

Por outro lado, se você não faz parte dessa estatística e nem tenha motivos de ingressar nela, ou seja, tenha estabilidade financeira e profissional, esse pode ser o momento certo para adquirir sua casa própria.

Contudo, mesmo com a carreira estável, é sensato e inteligente fazer reservas econômicas para momentos emergenciais e imprevisíveis. Logo, a fim de cobrir a quantia restante das mensalidades do financiamento.

Eu pretendo passar muitos anos na região do imóvel?

Outro aspecto que precisa observar e que irá determinar se é o momento ideal de comprar sua casa própria é suas perspectivas em relação ao futuro.

Você pretende passar anos na região do imóvel? Quer se estabelecer naquele lugar? Quer construir sua família?

Essas perguntas são essenciais a fim de definir se vale a pena o investimento em um financiamento da casa própria.

Um imóvel não é algo barato e, portanto, é necessário pensar bem antes de adquiri-lo. Se tiver incerteza se passará muito tempo na região do imóvel, pode não ser o momento ideal a fim de comprá-lo.

Além de ser caro, um imóvel é algo difícil de vender se você for se mudar, ou seja, pode gerar dores de cabeça. Portanto, tome uma decisão baseado em seus objetivos no futuro, com consciência e responsabilidade visando que não haja arrependimentos.

Não deixe de fora também suas expectativas em relação a família, esse aspecto também é muito importante.

Geralmente, quando se tem ou se quer uma família grande não adianta investir em uma casa própria pequena. Por outro lado, se você não quer e nem tem uma família grande é inviável comprar um imóvel grande.

Embora alguns imprevistos aconteçam no decorrer dos anos, é fundamental que no momento da tomada de sua decisão você a faça com consciência relevando todos seus aspectos e metas.

Veja como fazer um financiamento de imóvel usado aqui!

Considere, antes de comprar a casa própria,quais as condições da região do imóvel!

Antes de escolher a sua casa própria,  considere as condições da região. Pois quando compra um imóvel você, comumente, ficará limitado ao local onde ele é construído.

Portanto, tenha a certeza que ele corresponde suas expectativas, anseios e necessidades.

Verifique atentamente se aquele lugar corresponde ao seu perfil de morada, se está próximo ao seu emprego, academia (se gostar), bares, restaurantes, hospitais, escolas, etc.

Além do mais, tente prever futuras necessidades para que você não corra o risco de se arrepender ou querer se mudar, pois o imóvel, de certa forma de prende a um local.

Em suma, escolher o momento ideal a fim de comprar a casa própria irá depender de vários fatores que devem ser analisados. E aqui, você pode conferir alguns deles, porém existem outros, com certeza, deve ter lembrando enquanto lia o artigo.

Esperamos ter sido esclarecedores e uteis no processo de sua escolha e tomada de decisão.

Boa sorte!

Publicado por Simulador Caixa Fácil

Publicado por um dos redatores oficiais do blog Simulador Caixa Fácil. Temos o objetivo de manter você sempre bem informado, e fazemos isso trazendo conteúdo exclusivo e original!

Conteúdos relacionados à este

Financiamento de Imóvel Usado – Veja como Fazer!

Financiamento de Imóvel Usado – Veja como Fazer!

Financiamento de Imóvel Usado - Todos temos o sonho de adquirir um imóvel próprio, não é mesmo? No entanto, nos deparamos com inúmeras dificuldades... a falta de dinheiro e, principalmente, a dificuldade de adquirir um financiamento. Afinal, vivemos em uma realidade...

ler mais
Como financiar um Imóvel?

Como financiar um Imóvel?

O Brasil é o país da casa própria, ou seja, o Governo Federal em parceria com diversas instituições financeiras, facilitaram a aquisição do imóvel próprio. Assim, fornecendo descontos, abatimento do valor total e a possibilidade de usar o FGTS, como parte do...

ler mais

Deixe um comentário aqui