Você já se decidiu? Descubra qual o melhor: consórcio ou financiamento!

Atualizado em 25 outubro, 2019

Quando não se tem o capital necessário a fim de efetuar a compra de um veículo ou imóvel a vista, sempre surge a dúvida de qual a melhor opção na aquisição: através de consórcio ou financiamento?

Como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, essas opções também não são diferentes. Por isso, é necessário uma avaliação da situação do interessado e até mesmo de seus objetivos de curto e longo prazo pois influenciam na hora da escolha entre as opções.

Portanto, neste artigo vamos explicar as vantagens e desvantagens dessas duas opções. Desta forma, você poderá observá-las e ver a que melhor se encaixa no seu perfil.

Publicidade:

Quais as diferenças entre o consórcio e financiamento?

É normal que surja a dúvida de qual é a melhor opção na compra um imóvel ou veículo: financiamento ou consórcio?

Nem sempre as pessoas tem as informações necessárias buscando fazerem essa escolha.

Contudo, não podemos te dizer efetivamente qual das duas opções é a melhor. Pois como já elencamos, vai depender bastante de seu perfil, seus objetivos, sua urgência e seu planejamento financeiro na obtenção do bem.

Publicidade:

Porém, podemos dizer que se você não tem pressa na aquisição do imóvel ou do veículo, o consórcio pode ser uma boa opção.

Por outro lado, se quer ter o bem o mais rápido possível nas mãos, a melhor opção é o financiamento.

Além disso, você ainda deverá pensar na questão financeira que terá penso na sua tomada de decisão entre as duas opções.

Consórcio o u Financiamento

Publicidade:

Para fazer um financiamento, geralmente, é necessário dar um valor como entrada e, na divisão das parcelas do financiamento há juros que devem ser considerados.

No que se refere ao consórcio, comumente, não há juros e nem entrada. Mas há uma taxa administrativa que, geralmente, está muito abaixo das taxas de juros convencionais.

DICA: Confira qual o melhor momento de comprar sua casa própria!

Consórcio imobiliário: Vantagens e desvantagens

Como já ressaltado acima, um consórcio imobiliário, não requer taxa de entrada e cobrança de juros, porém na cobrança da mensalidade é computado uma taxa administrativa à operadora do consórcio.

A taxa administrativa não tem valor fixo. Entretanto, costuma ser uma taxa baixa que varia de acordo com a administradora contratada do consórcio e dos critérios estipulados no contrato.

Veja também:

Vantagens e desvantagens consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário apresenta algumas vantagens interessantes sobretudo no que se refere a variedade de créditos e prazos. Contudo, esse é apenas uma das vantagens, há outras que merecem destaque.

Por exemplo, ao optar pelo consórcio, não é realizado a avaliação de crédito. Logo, ela só acontece quando a carta de crédito é liberada, além disso, o consócio é uma opção bastante transparente, pois é possível saber todos os custos.

Provavelmente uma das vantagens que mais chamam atenção é o baixo custo, pois não tem juros. Caso você, por algum motivo, queira ter mais a chance de receber o imóvel pode fazer lances mensais para antecipar sua carta de crédito.

Contudo, é necessário que pesquise muito bem a reputação da empresa contratada antes fazer o consórcio. Buscando lhe ajudar na escolha, consulte o site do Banco Central do Brasil, pois é o órgão que fiscaliza a prática de consórcio no Brasil.

Conheça as 5 principais vantagens de fazer um consórcio imobiliário agora!

Financiamento imobiliário: Vantagens e desvantagens

O financiamento se caracteriza como a aquisição de algo de maneira parcelada e com o acréscimo de juros. Estes que, podem variar de acordo com o tempo acordado para a quitação da dívida.

Apesar da facilidade de pagamento parcelado, cada instituição apresenta suas regras e exigências e uma delas é o pagamento da taxa de entrada.

Essa taxa de entrada é usada como garantia de compromisso. Além do mais, antes da contratação do financiamento, alguns documentos e comprovantes são exigidos para a avaliação do cadastro.

Você pode fazer a simulação de financiamento imobiliário agora!

Vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário

A principal vantagem do financiamento imobiliário é a possibilidade da aquisição mais rápida do imóvel. Pois, acontece logo após a aprovação e a liberação do calor solicitado na compra.

Desse modo, essa opção é recomendada para quem tem urgência em adquirir um imóvel. Todavia, é sempre interessante observar as taxas de juros, que tende a ser uma de suas desvantagens.

Se possível até tente negociar os juros.

Você já decidiu?

Então, você já decidiu? Consórcio ou financiamento? Essas duas opções apresentam vantagens e desvantagens que elencamos.

Porém não é possível dizer qual a melhor sem avaliar os aspectos mencionados.

Contudo, algo que, com certeza, podemos fazer é dizer que ambas as opções necessitam de um planejamento financeiro.

E ainda, muita disciplina a fim de evitar entrar em um compromisso que será incapaz de cumprir ou se endividar e entrar em apuros.

Publicado por Simulador Caixa Fácil

Publicado por um dos redatores oficiais do blog Simulador Caixa Fácil. Temos o objetivo de manter você sempre bem informado, e fazemos isso trazendo conteúdo exclusivo e original!

Conteúdos relacionados à este

10 Perguntas e Respostas sobre o Consórcio Imobiliário!

10 Perguntas e Respostas sobre o Consórcio Imobiliário!

Adquirir sua casa, reformar um imóvel ou ao menos comprar o terreno a fim de construção é o sonho de diversos brasileiros. Claro que tudo isso pode partir do mesmo ponto: o Consórcio Imobiliário. No entanto, a muitos, ainda é um negócio cercado de dúvidas. Afinal,...

ler mais

Deixe um comentário aqui