Publicidade:

Qual a melhor forma de economizar na hora de comprar um imóvel?

Atualizado em 25 outubro, 2019

Comprar um imóvel nem sempre é algo que se pode fazer a vista, pois geralmente são muito caros, por isso é necessário um planejamento, uma estratégia para se economizar e conseguir realizar o sonho da casa própria.

Apesar de muita gente querer comprar casa, muitas pessoas ainda não têm condições financeiras de comprá-la e acabam morando de aluguel.

Fato que pode distanciar ainda mais o sonho da casa própria, afinal como conseguir pagar o aluguel e economizar a fim de comprar um imóvel?

Publicidade:

Vamos te ajudar a solucionar esse problema e observar a melhor forma de economizar para comprar o tão sonhado imóvel.

Financiamento de Imóvel

Podemos dizer que 99% das pessoas não tem dinheiro em caixa a fim de comprar um imóvel à vista. Mesmo que o ideal fosse comprá-lo dessa maneira, porém, existem outras possibilidades de comprar a casa própria.

Uma das possibilidades visando comprar um imóvel é através do financiamento de imóvel. Porém essa opção exige planejamento, disciplina e disposição, pois ele pode consumir 30% de seu orçamento mensal, por um período tempo que pode chegar até 30 anos.

Publicidade:

Além desse detalhe, que pode ser “sanado” através de um bom planejamento financeiro, o financiamento de imóvel requer uma taxa de entrada de pelo menos 20% do valor total do imóvel.

Qual a melhor forma de economizar na hora de comprar um imóvel

Isso quer dizer que, antes de entrar em financiamento de imóvel, é necessário já vir economizando e ter os recursos necessários a fim de dar o valor de entrada.

Publicidade:

Dica: Você pode localizar bons valores de imóveis no Feirão da Caixa!

Por exemplo, se o imóvel que você quer comprar tem o valor de R$ 250 mil, significa que você dever ter no bolso o valor de R$ 50 mil para a taxa de entrada e financiar o restante.

Veja também:

Dicas para economizar e comprar um imóvel

Quem realmente sonha e tem por objetivo ter uma casa própria para sua família, os sacrifícios, realmente, podem valer a pena diante dessa realização de meta.

Portanto, vamos dar dicas de qual a melhor forma de economizar na hora de comprar um imóvel. E assim, te levar a mais um passo na realização de seu sonho:

1. Economize até conseguir ter os 20% do valor do imóvel

O primeiro passo a fim de financiar um imóvel é economizar até obter a taxa de entrada obrigatória, pois a maioria das linhas de crédito só aceitam o financiamento de 80% do valor do imóvel. Desse modo, invista suas economias em uma aplicação de pouco risco, como uma poupança ou fundos com renda fixa.

2. Economize 30% sua renda

Adquira o hábito de economizar 30% de sua renda. Pois essa ação irá facilitar na hora de você ter que viver sem esse valor que, por conta do financiamento, estará comprometido durante até 30 anos, dependendo das condições de prazo acordado no contrato.

Economizar para comprar um imóvel

3. Quanto maior sua entrada menos juros irá pagar

Se você tem um bom valor visando dar de entrada, o valor financiado será menor o que reduzirá o pagamento de juros.

4. Avalie suas condições profissionais

Especialistas costumam alertar as pessoas que estejam no inicio de carreira, buscando que elas terem cuidado na hora de enfrentar em um financiamento de imóvel.

Pois um funcionário em ascensão pode estar sujeito a viagens e até mesmo mudanças de cidade ou país.

Comprar um imóvel pode não ser uma boa opção no momento, mesmo que seja um desejo muito grande.

5. Projeto familiar

Começar uma família e assumir um financiamento pode ser algo bastante estressante.

Além do mais antes de assumir um financiamento é necessário observar o projeto familiar de aumentar ou não uma família.

Pois dependendo da resposta é inviável entrar em financiamento de um imóvel pequeno, pois pode ser que em pouco tempo tenha que se mudar.

Descubra qual o momento de comprar sua casa própria!

6. Economize enquanto mora com os pais

Tradicionalmente, no Brasil, os jovens costumam morar com os pais até decidirem casar ou quando já estão mais velhos. Portanto, essa folga financeira pode ser a oportunidade perfeita buscando pensar no futuro e começar a economizar na comprar um imóvel.

7. Comprar um imóvel traz despesas

O financiamento de um imóvel compromete até 30% de sua renda, entretanto, esse não é o único gasto que um imóvel irá trazer. Imóveis trazem gastos adicionais como conta de água, luz, gás, IPTU, seguro, condomínio, alimentação, etc.

É necessário um planejamento financeiro e equilibro na gestão de sua renda para cumprir com todos estes compromissos.

8. Economize para as despesas de escritura e documentação

Além dos papéis do banco, o comprador terá de se preparar com valores e outras despesas.

Como, por exemplo,o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), cuja alíquota varia segundo o município, custo do cartório e do próprio financiamento, como avaliação do imóvel; análise jurídica da documentação, entre outros.

9. Analise o custo de vida da região que vai comprar um imóvel

A região que vai morar vai influenciar em seu orçamento, pois atinge consideravelmente nos valores gasto com alimentação, lazer, transporte, entre outros.

Com tudo o que você aprendeu neste artigo e com as dicas que demos, com certeza, você já está mais preparado para assumir a responsabilidade de comprar sua casa própria.

Desde que, observe os aspectos reais de seu perfil. Boa sorte!

Confira como fazer um financiamento de imóvel usado aqui!

Publicado por Simulador Caixa Fácil

Publicado por um dos redatores oficiais do blog Simulador Caixa Fácil. Temos o objetivo de manter você sempre bem informado, e fazemos isso trazendo conteúdo exclusivo e original!

Conteúdos relacionados à este

Deixe um comentário aqui