Publicidade:

Passo a passo de como fazer uma planilha de gastos para controle financeiro!

Atualizado em 5 novembro, 2019

Fazer o controle financeiro e uma planilha de gastos deveria fazer parte da rotina de qualquer pessoa, aliás, deveria inclusive ser ensinado nas escolas e dentro das próprias famílias, porque é algo vital a fim de garantir conforto e responsabilidades na hora de comprar.

No entanto, essa não é a realidade de boa parte da população que não sabe controlar seus gastos e muitos vivem endividados.

É por isso que esse artigo é tão importante, porque vamos te ensinar a melhor forma de manter o controle financeiro e a importância dele na sua vida.

Publicidade:

Por que é importante ter uma boa saúde financeira?

A saúde financeira nada mais é do que buscar sua independência e estabilidade financeira. Isto, tendo por base a análise de seu comportamento financeiro e a inclusão de hábitos financeiros saudáveis como o planejamento das finanças, a gestão e planilha de gastos, a economia de dinheiro e investimentos.

Tais procedimentos são a melhor alternativa para quem quer alcançar algum objetivo que envolva dinheiro. Pois com o controle financeiro você irá conseguir saber os passos necessários para conquistá-lo.

Publicidade:

Para muitas pessoas, ter uma boa saúde financeira pode significar ter dinheiro e bens de modo a poderem gastar à vontade.

Porém, a ideia é oposta a isso: na verdade é estudar todo o comportamento financeiro da pessoa e seus hábitos e costumes.

Desse modo, ter boa saúde financeira é importante porque permite que você tenha uma vida mais estável. Controlando, portanto, seus gastos e observando suas prioridades para viver melhor, conseguindo usar o dinheiro como um aliado e não um inimigo.

Veja também:

Como sair das dívidas e começar a investir?

Publicidade:

Dívidas, quem não tem? É praticamente impossível estar isento delas, até porque existe contas que são indispensáveis como água, luz, gás.

Entretanto, há pessoas que estão mais endividadas e não sabem controlar seus gastos.

O ideal no controle financeiro é, realmente, controlar os gastos com a planilha e aprender a investir a fim de ter estabilidade financeira e respirar aliviado.

Confira 5 vantagens de fazer um consórcio!

Não sabe como sair das dividas e começar a investir? Vamos dar algumas dicas:

1. Controle suas finanças e use a planilha de gastos

Essa é uma parte fundamental no controle dos gastos mensais. Coloque na ponta do lápis (ou numa planilha de controle financeiro, que iremos te ensinar a montar passo a passo) todos (absolutamente todos) os seus rendimentos e todos os seus gastos.

Planilha de Gastos - Dicas

Com esse tipo de controle conseguirá ter uma visão ampla do que entra e saí do seu bolso.

E, desta forma. da real situação financeira que você se encontra. Além do mais é possível observar na planilha com o que está gastando e se pode haver cortes de gasto.

2. Descubra a origem de suas dívidas

Após observar seu controle financeiro, tente avaliar como surgiram suas dívidas e quando efetivamente elas começaram a prejudicar seu orçamento. Como por exemplo: foi o abuso de compras no cartão de crédito?

Para saber solucionar a causa de suas dívidas é necessário que saiba como ela foi gerada. Assim, você ir direto no xis do problema e policiar aquele ponto.

3. Abra mão do que não é necessário

Após identificar a origem de suas dívidas na planilha de gastos, visando conseguir sair delas é necessário abrir mão de algumas coisas.

Logo, precisará fazer alguns sacrifícios, ou seja, abrir mão daquilo que não é necessário e que você e sua família possam passar sem ou que possam usar opções mais baratas.

4. Priorize o que é importante

Quitar as dividas é o mais importante, certo? Porém muitas vezes não temos apenas uma dívida, mas várias.

É necessário priorizar as dívidas a serem quitadas. Pois há algumas que os juros são mais altos então o ideal é se livrar delas primeiro.

No entanto, estabeleça um prazo visando se livrar de todas as dívidas.

Saiba qual o melhor momento para comprar um imóvel!

5. Renegocie suas dividas

Uma solução para conseguir pagar suas dívidas é renegociar seu pagamento, entrar em contato com a instituição financeira e estabelecer melhores condições afim de quitar seu débito.

6. Não contraia novas dívidas

Se você quer quitar todos os seus débitos, a dica de ouro é: não contraia mais dívidas, pelo contrário evite ao máximo, policie seus gastos!

Planilha de Gastos - Aprendendo a economizar

Assim, faça o controle de gastos de modo contínuo visando não se endividar novamente.

Após fazer todo esse processo e quitar suas dívidas é hora de investir. Existem algumas opções bastante rentáveis, até mais do que a poupança, mas não descarte essa possibilidade.

Agora chegou o momento de te ajudar a fazer a planilha de controle de gastos. Afinal boa parte das estratégias para se conseguir economizar dinheiro é através da análise e exercício dessa ferramenta.

Passo a passo: Começando a fazer sua Planilha de Gastos

1. Abra um programa de planilha

Existem alguns programas bastante comuns de planilha: Excel, Calc ou até mesmo a que está disponível no Google Drive (esta fica armazenada na nuvem e seus dados podem ser acessados em lugar e de qualquer dispositivo com acesso à internet: celular, tablet, computador).

2. Adicione os meses

O controle financeiro é bem mais efetivo quando feito a gestão de gastos mensais.

Na planilha, escreva todos os meses do ano nas colunas, porém pule a primeira coluna, pois será utilizada em outro dado.

3. Catalogue suas despesas

Na primeira coluna da planilha de gastos (que deixamos em branco no passo anterior), deverá catalogar todas as suas despesas mensais (aluguel, conta de luz…).

E também coloque o item “poupança mensal”, por mais que ainda não salve nenhum valor, é necessário esse item, porque o objetivo é que em algum momento você crie o habito de guardar um valor mensal.

4. Registre os gastos de seus últimos meses

Você deve registrar os gastos de pelo menos dos últimos dois meses nessa planilha e depois somar as despesas de cada categoria que listou e preencher o campo do mês em que o gasto foi realizado.

Planilha de Gastos - Registrando as dívidas

5. Some as despesas de cada mês

Na ultima linhas de cada coluna, some todos os valores das despesas de cada um dos meses anteriores.

6. Compare seus gastos com sua renda mensal

Após somar as despesas, será possível você visualizar se está gastando mais ou menos do que o que ganha.

7. Analise seus dados financeiros

Através dos passos anteriores, você irá poder analisar seus gastos mensais e se eles ultrapassarem seus rendimentos poderá avaliar como conter gastos e melhorar sua gestão financeira nos meses seguintes, além de começar a pensar em guardar um valor mensal em dinheiro.

Dica: Descubra agora o que é melhor: Consórcio ou Financiamento!

8. Crie metas

Com base nas informações que você obteve com a planilha de gastos para controle financeiro é hora de criar metas sobre o que quer nos próximos meses: guardar dinheiro, quitar alguma dívida.

Baseado nesse planejamento você conseguirá prever e estabelecer estratégias e alcançar suas metas.

9. Acompanhe seu desempenho

À medida que os meses forem passando, você pode substituir os valores planejados pelos valores efetivos de seus gastos ou adicionar uma coluna a fim de comparar gastos reais com gastos planejados.

Essa estratégia é uma forma de se policiar, monitorar e sempre refletir sobre seus gastos mensais e tentar manter o controle financeiro o mais próximo ou abaixo dos valores planejados.

Baixe AGORA a Planilha de Gastos 2019 – É Grátis!

Publicado por Simulador Caixa Fácil

Publicado por um dos redatores oficiais do blog Simulador Caixa Fácil. Temos o objetivo de manter você sempre bem informado, e fazemos isso trazendo conteúdo exclusivo e original!

Conteúdos relacionados à este

Deixe um comentário aqui