Empréstimo para Aposentados – Aposentar-se no Brasil, não é mais sinônimo de tranquilidade e segurança. Com a inflação e os juros constantemente instáveis, fica difícil sobreviver apenas com o salário da aposentadoria. Anos trabalhando para desfrutar o dinheiro contribuído durante toda a vida ao INSS pode ser apenas um sonho distante, se o aposentado não tiver um plano B para amparar as suas contas fixas e despesas mensais.

Desse modo, muitas empresas têm oferecido produtos como empréstimo para aposentados. Assim, com juros reduzidos, ótimas opções de parcelamento e o que é melhor: dinheiro na mão em menos tempo.

Como solicitar um empréstimo para aposentados? Quais as opções mais seguras?

Empréstimo para Aposentados

Veja como Solicitar um Empréstimo para Aposentados!

Existem dois tipos de empréstimo para aposentados: o consignado e o empréstimo pessoal. Na primeira opção, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento do aposentado mensalmente.

Publicidade:

Ou seja, diretamente no banco em que ele recebe o benefício. Sendo assim, o risco de inadimplência é menor. Já que não há como o indivíduo se esquecer de pagar o valor devido ao banco ou financeira.

Veja aqui mais sobre as Regras de Saque do FGTS 2019!

Na segunda opção, as parcelas do empréstimo são emitidas através de boletos, cheques nominais ou débito automático na conta corrente do aposentado.

Publicidade:

Os juros cobrados em empréstimos pessoais e consignados a aposentados tendem a ser maiores. Assim, indo de 3% a 12% ao mês, mais o Custo Efetivo Total (CET) que é a taxa cobrada pela prestação desse serviço.

Documentos para análise de crédito do empréstimo para aposentados

No empréstimo pessoal, o banco ou financeira analisa a renda do aposentado e o crédito que ele está solicitando. O prazo a essa avaliação pode variar de um banco a outro. E no fim será emitido o resultado: se o empréstimo foi aprovado ou não.

Conforme a Lei, o empréstimo consignado não pode consumir mais do que 30% da renda do aposentado. Se um indivíduo tem 79 anos e 11 meses por exemplo, pode solicitar um empréstimo de até 80 mil reais. Acima dessa idade, ele pode pedir um valor emprestado de até 30 mil reais apenas.

Sendo assim, basta que o aposentado apresente os seguintes documentos pessoais à análise de crédito:

  1. Documento de identidade com foto, ou CPF
  2. Comprovante de residência atualizado
  3. Comprovante de renda: contracheques e recibos do benefício do INSS

Prazos de pagamento do empréstimo para aposentado, vantagens e desvantagens desta solicitação

Os bancos e financeiras costumam fornecer um prazo de pagamento do empréstimo entre 24, 48 até 72 meses de parcelas. Elas variam de acordo com a idade do aposentado: quanto maior ela for, maior o risco de inadimplência.

Publicidade:

Alguns bancos e financeiras oferecem empréstimos a pessoas com o nome negativado no mercado. Contudo, é necessário que outra pessoa seja a responsável pelo pagamento da dívida, devido ao risco de inadimplência.

  • O mais indicado, no entanto, é que o aposentado avalie as suas dívidas, despesas, contas fixas e variáveis. Assim, tendo a plena consciência de quanto ele pode pagar por mês, e quanto de dinheiro ele poderá ter em mãos com o empréstimo.
  • O consignado é o mais seguro porque será descontado diretamente da folha de pagamento do cidadão. Assim, diminuindo o risco de ficar negativado no mercado.
  • Fazer uma boa pesquisa de todas as instituições financeiras que fornecem o crédito ao aposentado, também é o ideal, para que este tenha opções tangíveis de pedir o empréstimo.
  • Mais de 45 instituições bancárias estão autorizadas a fornecerem o empréstimo para aposentados;
  • Crédito rápido a quem precisa com urgência;
  • É possível realizar um empréstimo consignado ou pessoal para quitar dívidas mais caras;
  • O aposentado pode escolher o banco ou instituição financeira que mais lhe interessa a fim de realizar o empréstimo. Mesmo que esse não tenha conta aberta como correntista em um deles;

No geral, as desvantagens deste empréstimo podem vir a ser devido à falta de planejamento do aposentado com as suas próprias despesas fixas, não considerando que as parcelas do empréstimo serão debitadas automaticamente (cerca de 30%) na conta bancária do beneficiário em datas fixas.

Além disso, muitos cidadãos brasileiros ainda não possuem a educação financeira necessária para administrarem os próprios ganhos mensais.

Perigos de se contratar empréstimos pessoais ou consignados de empresas falsas

Devem ser questionadas as necessidades de se pedir um empréstimo pessoal, como por exemplo: é mesmo necessário fazer essa solicitação neste momento? É vantajoso para mim? As taxas de juros são boas, somadas com as de Custo Efetivo Total? Meu salário comporta o valor das parcelas a serem descontadas mensalmente? Terei ajuda dos familiares para pagar as parcelas, ou as assumirei sozinho (a)?

Todas essas variáveis devem ser avaliadas a fim de que o aposentado tenha uma visão mais ampla de sua real situação financeira. Muitas fraudes têm acontecido no Brasil devido à falta de informação e instrução dos cidadãos.

Publicidade:

Algumas têm cobrado valores e taxas acima do permitido por lei, e por isso muitos contribuintes têm estado negativados no mercado. O que era para ser a solução do problema, acaba virando um pesadelo e dor de cabeça sem fim.

Desconfie de empresas que não têm CNPJ ativo, telefones ou e-mails de contato, administradores e responsáveis pelo departamento financeiro, e até mesmo aquelas que não passam as informações dos empréstimos aos aposentados com riquezas de detalhes, fazendo-os assinar documentos sem explicar do que se tratam.

No caso de um desses golpes serem aplicados, o indivíduo deve procurar os seus direitos imediatamente junto ao Procon da cidade onde eles moram, e denunciar as pessoas responsáveis pelo crime.

Nesse caso, os familiares devem ajudá-los a administrar as próprias finanças, para que a necessidade de realizar um empréstimo para aposentado seja realmente avaliada. Os servidores públicos e militares também podem solicitar um empréstimo pessoal ou consignado com juros menores.

Ou seja, essa classe de trabalhadores pode usufruir dos benefícios de estarem servindo ao país efetivados em empresas e órgãos públicos. Todo dinheiro que entra a mais no orçamento mensal, deve ser administrado com cuidado, responsabilidade e utilidade.

Veja também como financiar um imóvel!

O que achou desta matéria?

Clique para avaliar!