Abra a sua conta poupança Itaú AGORA!
Primeiramente, a conta poupança Itaú é um dos melhores investimentos disponíveis no mercado brasileiro.
Sendo assim, com ela é possível guardar o seu dinheiro e ainda usar como linha de crédito em algumas transações. Conheça mais benefícios desta modalidade.
Pois, fazer planos financeiros não é muito comum entre os brasileiros, sobretudo, para quem vive na informalidade, pois têm dificuldades de organizar o orçamento.
Sendo assim, um dos primeiros passos é abrir uma conta bancária, porque é uma maneira segura de se receber pagamentos de clientes e/ou empregadores.
Portanto, a conta poupança Itaú é uma solução na qual pode se adequar às suas necessidades, entenda o porquê ao longo do texto.
O que é a Conta Poupança Itaú?
Primeiramente, a conta poupança Itaú é uma linha de investimento voltada para pessoa física, é considerada de baixo risco.
Sendo assim, na prática, você deixa um dinheiro parado na conta, de modo que este possa render (mensal), de acordo com taxas e juros estipulados pelo mercado financeiro.
A conta poupança Itaú é classificada, pelo próprio banco, em 3 formatos:
- Itaú Poupança 3.0 – indicado a quem busca mais serviços além de poupar; permite o cliente realizar transferências (TED, DOC e PIX), como também impressão de extratos;
- Itaú Poupança 4.0 – é bem parecido com o formato anterior, porém limites maiores de operações bancárias;
- Itaú Poupança Econômica – formato mais comum, pois não tem mensalidades e é recebido um cartão a fim de movimentar a conta.
As senhas para utilizar os meios digitais são cadastradas no mesmo dia do início da conta.
O perfil conservador deste tipo de investimento, é bastante aproveitado por pessoas nas quais precisam juntar capital a fim de facilitar financiamentos de veículos ou imóveis.
Sendo assim, o dinheiro fica protegido, enquanto se avalia bons negócios.
Como funciona a Poupança Itaú?
Conforme dito, a conta poupança Itaú é um investimento de baixo risco, no qual é muito semelhante aos outros bancos. Dessa forma, na prática, a conta poupança Itaú funciona da seguinte forma:
- Primeiramente, você faz depósitos ou transferências na frequência que desejar;
- No dia de aniversário da poupança (data do primeiro depósito) é creditado um valor de rendimento do mês;
- Esses rendimentos têm juros calculados a partir da Selic e TR (Taxa Referencial);
- Se a taxa Selic fica acima de 8,5% ao ano, o percentual fica de 0,5% + TR;
- Se a taxa Selic estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano, o cálculo fica em 70% da Selic + TR.
Essa regra vale aos depósitos realizados após 04/05/12, e todos os cálculos são realizados pelo Banco Central, instituição responsável por informar, publicamente, os tais parâmetros (pode consultar a qualquer momento).
Portanto, o ideal é realizar aplicações regulares, desse modo o saldo sempre vai aumentar.
Só para ilustrar, a rentabilidade acumulada ao longo de 12 meses, chega até 2,29% e 3 vezes mais se passar 2 anos investindo na poupança.
Quais as vantagens do Itaú?
Primeiramente, a conta poupança Itaú tem atrativos bem interessantes.
Sendo um dos principais poder utilizar o seu celular a fim de verificar informações da sua conta. Portanto, confira as principais vantagens abaixo:
- Não incide cobrança de Imposto de Renda e IOF nos rendimentos, ou seja, o montante acumulado não é considerado em sua declaração anual;
- Pode-se sacar o valor total ou parcial do saldo quando desejar, pois, a característica da poupança é liquidez diária;
- Essa modalidade de investimento, ao contrário de ações e títulos, é bastante segura. Mesmo se houver algum problema com o banco, seu dinheiro está protegido;
- Não existem limites de depósito, você pode aplicar de centavos até milhares de reais;
- Não é preciso pagar mensalidades;
- Tem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Sendo assim, existe também o cartão de débito, desse modo, pode-se fazer compras em diferentes estabelecimentos, desde que tenha dinheiro suficiente na poupança.
Como posso abrir Conta Poupança Itaú?
Primeiramente, os correntistas do banco já têm, automaticamente, uma conta poupança vinculada.
Contudo, só é ativada se é realizada uma transferência. Neste caso, se você é cliente, bastará adicionar ao número da conta o “500”, por exemplo: “Agência 1234 / Conta 12345-6/500”.
Mas, se é pessoa física sem cadastro no Itaú, deve fazer o seguinte procedimento:
- Unir RG (ou qualquer documento oficial com foto), CPF, Comprovante de Residência (atualizado) e Comprovante de Renda (de até 2 meses);
- Seguir a uma agência do banco, preferivelmente, perto de sua casa;
- Realizará todos os protocolos junto ao atendente, e no final já terá os dados bancários para movimentar a poupança.
Desse modo, poderá fazer transações via smartphone ou Internet Banking.
Contudo, a aprovação da sua conta Itaú respeita o prazo de 10 dias úteis. Depois deste período, o banco envia um e-mail ou SMS confirmando a ativação.
Veja também:
Dessa forma, você terá vínculo com uma das instituições bancárias mais sólidas do país, o que garante a conta poupança Itaú como um excelente investimento.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas!