O Feirão da Caixa 2019 é um evento nacional organizado anualmente pela Caixa Econômica Federal. Feito com o intuito de possibilitar acesso facilitado a moradias de qualidade aos brasileiros que se mostrarem interessados e que cumprirem as condições indicadas no negócio. O evento já é tradicional, sendo realizado desde 2004.

O que é o Feirão da Caixa 2019?

O Feirão da Caixa 2019 é um evento que acontece anualmente nas principais capitais e grandes cidades do Brasil.  Tem como objetivo, sobretudo, oferecer milhares de imóveis em ótimas condições de compra.

Publicidade:

Nesse dia todos os setores que compõe o mercado imobiliário estarão presentes, como construtoras e financiadoras. Trata-se de um ambiente bastante completo à realização de negócios.

Publicidade:

O Feirão da Caixa conta com profissionais da empresa que podem avaliar a condição econômica de interessados, liberando ou não o crédito. Também podem oferecer gratuitamente uma consultoria em relação a qual tipo de imóvel escolher. Assim, também, como a forma de pagamento, que poderá se estender por diversos anos.

É uma maneira prática para que as pessoas fiquem por dentro dos negócios que estão interessadas.

Quais imóveis são oferecidos?Feirão da Caixa 2019 - Confira

Em 2018 a Caixa Econômica ofereceu mais de 200 mil imóveis durante os feirões que realizou por todo o país. São disponibilizadas opções de imóveis na planta, em construção, prontos e também usados.

Esses imóveis usados são colocados à venda somente após passarem por uma inspeção realizada por técnicos da Caixa. Que, portanto, verifica as condições do ambiente. Os preços também são bastante flexíveis.

Busca por vendas

O Feirão da Caixa é um ambiente para compradores e claro, vendedores. Eles estarão dispostos a fecharem o maior número possível de contratos e não medem esforços para isso.

O interessante é pesquisar no local, já que podem oferecer descontos e condições especiais ao pagamento. Muitas dessas vantagens não são oferecidas fora do Feirão.

Juros cobrados

A Caixa Econômica Federal anunciou no início de 2018 que baixaria a taxa de juros em relação ao financiamento de imóveis em todo o Brasil. As novas taxas passaram a valer já nos Feirões realizados a partir de maio. Quem adquire imóvel pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) paga 9% ao ano, antes era 10,25%.

Quem decide comprar por meio do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) a taxa mínima de juros caiu de 11,25% para 10% ao ano. Outra vantagem oferecida a partir de 2018 foi o aumento no valor total do imóvel financiado, passando de 50% para 70%.

Quem segue a linha pró-cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) continua com juros de 7,85% ao ano.

Limites

É fundamental não comprometer a sua renda com um financiamento imobiliário, principalmente porque levará anos para terminar o pagamento e ninguém pode prever o futuro. A maioria dos bancos e financeiras aceita que no máximo 30% da renda familiar seja comprometida com o pagamento das parcelas.

Especialistas indicam que aumentar o prazo de pagamento reduz pouco as parcelas, então vale mais a pena pagar em 20 anos do que em 30 anos.

Documentos que precisa ter em mãos para participar

Buscando participar do Feirão da Caixa 2019 é necessário comparecer até o local onde estiverem sendo realizadas as vendas levando alguns documentos essenciais.

Contudo, é preciso ter em mãos o Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Física (CPF), assim como comprovantes de renda, válido, que seja dos últimos seis meses. Esses documentos são fundamentais visando dar início ao procedimento do financiamento do imóvel. Quem possui filhos ou companheiros deve apresentar também os documentos deles.

Onde participar?

Todos os anos a Caixa Econômica Federal divulga um calendário com as cidades que receberão o evento. Normalmente acontecem nos meses de maio e junto. Em 2018 beneficiou moradores das cidades de:

  • São Paulo
  • Salvador
  • Porto Alegre
  • Belo Horizonte
  • Rio de Janeiro
  • Uberlândia
  • Goiânia
  • São Luís
  • Brasília
  • Belém
  • Campinas
  • Curitiba
  • Florianópolis
  • Fortaleza
  • Recife.

Nota-se que a única cidade do Norte do país a receber o Feirão foi Belém, no Pará.

Quem pode participar?

Visando participar do Feirão da Caixa 2019 é necessário ter ao menos 18 anos e uma fonte de renda estável. Os rendimentos mensais devem ser maiores do que R$ 1,8 mil por mês, assim como essa pessoa não poderá ter um imóvel em seu nome. O Feirão da Caixa é um evento bastante amplo e oferecido a um grande número de pessoas, com poucos empecilhos em bloquear participações.

Feirão da Caixa e o programa Minha Casa Minha Vida

Os dois programas são oferecidos pela Caixa Econômica, deste modo, o Feirão da Caixa conta com o Minha Casa Minha Vida como um grande aliado.

As melhores taxas de pagamento são oferecidas por meio desse programa de habitação social.

Através ele é possível financiar um imóvel em até 30 anos, sendo que é oferecido as famílias de renda mensal de até R$ 5 mil.

Quem utilizada o Minha Casa Minha Vida no Feirão da Caixa 2019 conta com ainda mais vantagens. É possível encontrar opções de imóveis ainda na planta, onde o valor pago é mais baixo, em construção ou já prontos e preparados para você e sua família se mudarem. Os imóveis oferecidos contam com preços variados, adequado a todas as faixas de renda.

Mas antes de ir ao Feirão Caixa 2019...

Visite o imóvel

Algumas pessoas acabam abrindo mão de conhecerem o imóvel, caso este já esteja pronto. Decerto, isso acontece devido a empolgação de fechar um bom negócio.

Contudo, essa condição não é indicada, sempre que possível vá até o local antes de assinar o contrato. Pois, desta forma, você está garantindo que está comprando algo como o prometido. Com isso também é possível conhecer um pouco sobre a sua nova vizinhança.

Cuidado com o contrato

Jamais assine um contrato sem saber o que está comprando ou sem ter a certeza de que realmente deseja isso.

Ainda mais que, o tempo para pagar um imóvel do Feirão da Caixa 2019 é longo e isso poderá comprometer o seu futuro.

Portanto, leia bem todas as linhas e não seja ludibriado. Principalmente, se a condição for boa demais, desconfie, tenha atenção no sentido de não cair em furadas.